Allard J2 #1694

Visto aqui estacionado numa rua de Lisboa, o Allard J2 matrícula OT-12-45 pertenceu durante pouco mais de um ano a D. Fernando Mascarenhas, que com ele disputou o Grande Prémio de Monaco de 1952. Apesar das cabeças Ardun instaladas no motor V8 por Manuel Palma, o carro revelou-se pouco competitivo e o Marquês de Fronteira não faria melhor que o 17º tempo nos treinos, tendo depois abandonado a corrida devido a uma fuga no depósito de gasolina. O facto de os três primeiros classificados nesta prova - Marzotto, Castelotti e Stagnolli - tripularem automóveis Ferrari 225S terá sido decisivo para que pouco depois o Marquês de Fronteira viesse a substituir o Allard por  um destes carros.

Bibliografia - D. Fernando Mascarenhas, Um Fidalgo dos Circuitos. Jornal do Clássicos nº3, por Carlos Guerra



3 comentários:

  1. Belíssima fotografia. Permita-me só uma pequena correcção, José Correia Guedes, com 100% de certezas este Allard era "apenas" um J2 e tinha o chassis #1694. Para além deste correram por cá o TN-13-02 com o chassis #1692 e o SO-13-21 com o chassis #1786.

    José Correia

    ResponderEliminar
  2. "Pequena correcção"? Enorme correcção que muito aprecio e agradeço.
    Valham-me os meus atentos leitores, sempre prontos a protegerem-me de algumas fontes inseguras e dos meus próprios erros.
    Obrigado
    JG

    ResponderEliminar
  3. Esta é a fonte responsável pelo erro:

    http://www.racingsportscars.com/photo/Monaco-1952-06-02.html

    ResponderEliminar